Electrolux Group e Braskem reduzem 700 toneladas de CO2 por ano
Setembro de 2023 - O Electrolux Group continua em busca de soluções para garantir sua liderança em sustentabilidade no setor de eletrodomésticos, com um pilar dedicado à redução de materiais nocivos ao meio ambiente em seus produtos. Por isso, em uma parceria inédita com a Braskem, está diminuindo o uso de matéria-prima virgem nas máquinas de cuidar da marca. Em todos os modelos que são produzidos no Brasil, os tanques já dispõem de 15% de plástico reciclado.
“Além de reduzirmos o uso do plástico virgem, há outro detalhe muito importante nesse processo: o plástico reciclado utilizado nas máquinas de cuidar pode ser reciclado novamente e ser utilizado na produção de outro eletrodoméstico, por exemplo. Isso amplia ainda mais a importância da economia circular como base para diminuição das emissões de carbono”, destaca João Zeni, diretor de sustentabilidade do Electrolux Group na América Latina.
Plástico reciclado reduz emissão de CO2
Atualmente, o plástico reciclado está sendo aplicado no revestimento externo dos tambores, que é o local onde são colocadas as roupas para lavagem, das máquinas dos modelos Top Load, além de outras peças menores.
Para produzir essas peças, o Electrolux Group adquire, aproximadamente, 1.320 toneladas desse tipo de material junto à Braskem, reduzindo a emissão de 739 toneladas de CO2 a cada 12 meses, o que equivale, por exemplo, a mais de 100 voltas no planeta utilizando um veículo à combustão.
Até setembro deste ano, já foram comercializadas XXX máquinas de cuidar com o uso de plástico reciclado, sendo que, aproximadamente, a cada 2 máquinas de cuidar vendidas no mercado brasileiro, nos modelos Top Load e Front Load, 1 é da Electrolux. A atuação conjunta entre Electrolux Group e Braskem vai ao encontro do propósito da economia circular e contribui para o reaproveitamento de resíduos plásticos que antes seriam descartados.
Para preparar a resina pós-consumo (PCR) utilizada nas máquinas, a Braskem utiliza plástico que foi descartado adequadamente e passou por todo o processo de reciclagem, que o torna resina novamente. “Entre nossos processos, realizamos a remoção primária e secundária de contaminantes, como pedaços de tecido, madeira e polímeros indesejados, e a extrusão. Nesta etapa, em que o resíduo é derretido (fundido), aditivos e/ou outras resinas podem ser adicionadas para conferência de propriedades específicas ao polímero final, garantindo que tenham toda a qualidade e durabilidade exigidas pelo Electrolux Group”, completa [PORTA-VOZ BRASKEM].
Pesquisa comprova aceitação pelos consumidores
Além dos estudos realizados pela Braskem para se chegar a um material adequado para utilização nesse tipo de eletrodomésticos, o Electrolux Group promoveu uma experiência junto a um grupo de quase 60 consumidores. Entre os objetivos estava entender a avaliação dessas pessoas sobre as características da máquina de lavar que tinha o uso de plástico reciclado em sua composição e sua aceitabilidade, avaliando odor, visual e textura.
Como resultado, as características dos componentes do material reciclado não são percebidas espontaneamente. Quando estimulada, a percepção se referiu ao "cheiro de algo novo", como um brinquedo ou um carro, e é visto pelos participantes como agradável. No geral, os consumidores manifestaram que não há nenhuma preocupação com o uso da máquina pela composição de material reciclado entre os componentes. Ao contrário, o uso do reciclado é avaliado como vantajoso para o meio ambiente e um diferencial da empresa.
“As pessoas estão cada vez mais preocupadas com o futuro do planeta, da sociedade e de seus familiares. Eles entendem que se adotamos esse material é porque ele está apto a oferecer a mesma qualidade que nossos produtos sempre ofereceram. Trabalhamos muito com a Braskem e temos uma matéria-prima que não deixa nada a desejar para o plástico virgem, entregando na casa do consumidor a mesma durabilidade e performance. Só há vantagens no uso do plástico reciclado”, explica Joana Dias, Vice-presidente de cuidados com as roupas para o Electrolux Group América Latina.
No geral, o Electrolux Group planeja usar 50% de plástico reciclado em seus eletrodomésticos até 2030. Atualmentefa, consome 4 mil toneladas de PCR (plástico reciclado pós-consumo) por ano em todas suas categorias de produtos. A predominância é da linha Floor Care (lavadoras de alta pressão e aspiradores de pó), na qual alguns produtos atingem mais de 50% de PCR na fabricação.
Sobre o Electrolux Group
O Electrolux Group é um grupo global líder de eletrodomésticos que transforma a vida para o melhor há mais de 100 anos. Nós reinventamos as experiências de sabor, cuidado e bem-estar para milhões de pessoas, sempre se empenhando para estar à frente da sustentabilidade na sociedade por meio de nossas soluções e operações. Através de nossas marcas, que incluem a Electrolux, AEG, Anova, Frigidaire, Westinghouse e Zanussi, vendemos mais de 60 milhões de produtos para cozinhas domésticas e profissionais, em mais de 120 mercados, todos os anos. Em 2022, o Electrolux Group teve um faturamento de 135 bilhões de SEK e empregou 51 mil pessoas pelo mundo. No Brasil, a marca Electrolux está presente em 38 milhões de lares, incluindo a Continental, adquirida em 2017 para alavancar as operações do Grupo no País e apoiar o crescimento sustentável da companhia. Por meio da Continental, já conhecida e respeitada por milhões de famílias brasileiras, a estratégia é proporcionar aos consumidores uma vida descomplicada para que possam se dedicar às atividades com quem realmente importa. Para mais informações, acesse: https://www.electroluxgroup.com/.