Frete Neutro: Electrolux Group é o primeiro do setor a fazer entregas com caminhão movido a energia solar

Agosto de 2023 - Em uma ação pioneira no setor, o Electrolux Group amplia sua busca pela neutralidade climática. Após implantar a entrega com bicicleta para produtos menores, começou a utilizar em sua frota de São Paulo caminhão movido a energia solar, que não emite gases poluentes, como o CO2.
Com modelo inédito de caminhão, a empresa busca alternativas inovadoras em sustentabilidade para o setor. A expectativa é realizar pelo menos 450 entregas mensais, e isso representará uma redução de 18,75 toneladas de CO2 anuais.

PORQUE IMPORTA?
● O estudo “Economia Circular – Cidades do Futuro e Descarbonização” mostra que o setor de transportes foi responsável por 62% das emissões em São Paulo (dados de 2018) e 35% no Rio de Janeiro (dados de 2019).

● É algo inédito no setor. O Electrolux Group é a primeira empresa de eletrodomésticos a realizar entregas com um caminhão que utiliza eletricidade gerada por energia solar.

O QUE É?
A novidade faz parte de uma parceria com a empresa Hitech Electric e gerenciada pela transportadora Ecolog. Esse tipo de caminhão possui uma bateria WEG, LFP (lítio, ferro e fosfato) - 15,7kWh e 31,4kWh (opção de 1 ou 2 packs). O caminhão elétrico já vem com carregador embarcado no produto, para ser plugado/ligado em tomada comum 110 ou 220V. O tempo de recarga médio, caso utilizado em tomadas 220V, é de 5h para atingir a carga completa.

O veículo possui autonomia de até 280 km. Quando exposto à luz solar, por cerca de 10h a 12h, ganha 20% a mais de autonomia, já que é equipado também com uma placa fotovoltaica de 400W de potência. O novo veículo da frota do Electrolux Group tem zero emissão de poluentes e GEE (gases do efeito estufa) e zero nível de ruídos.

O QUE DIZ O ELECTROLUX GROUP
“Constantemente, estamos em busca das melhores soluções sustentáveis. E o uso de um veículo movido a energia solar vai ao encontro de nossos compromissos públicos em sustentabilidade, que é o de atingir a neutralidade climática nas operações até 2030 e em toda a cadeia de valor até 2050”, destaca Fernando Keske, diretor de Sustentabilidade em Operações para o Electrolux Group América Latina.

LOGÍSTICA VERDE
O caminhão com energia solar começou a rodar neste mês de julho, e mais dois serão incorporados à frota nos próximos meses. Além disso, o Electrolux Group conta com sete caminhões elétricos nas frotas de São Paulo e de Curitiba.

Esses caminhões são produzidos nacionalmente e começaram a rodar em 2021. Desde então, a emissão de CO2 foi reduzida em 195,6 toneladas. Em média, são entregues quase 2,4 mil produtos mensais com esses veículos.

ENTREGA COM BICICLETA
● O Electrolux Group também utiliza bicicletas para entregar produtos de menor porte. Quase 150 entregas mensais são feitas com as bicicletas. Essas entregas reduziram em mais de 100 kg as emissões de CO2.

FROTA NEUTRA
● Ainda no objetivo de reduzir a emissão de gases poluentes em suas operações, a empresa utiliza empilhadeiras elétricas. Até o momento, reduziu-se 70% das emissões de carbono destes equipamentos na América Latina, o que equivale a aproximadamente 500 toneladas de CO2.

MAIS NEUTRALIDADE CLIMÁTICA
● Essas iniciativas ajudaram a alcançar a meta de redução nas emissões absolutas de carbono do Grupo (diretas e indiretas em operações – escopos 1 e 2) em 82% em relação a 2015 – atingindo a meta 3 anos antes do previsto.

● Globalmente, o grupo evitou o lançamento de 20 mil toneladas de CO2 em suas operações (emissões diretas e da compra de energia elétrica) em comparação com 2021.

Sobre o Electrolux Group
O Electrolux Group é um grupo global líder de eletrodomésticos que transforma a vida para o melhor há mais de 100 anos. Nós reinventamos as experiências de sabor, cuidado e bem-estar para milhões de pessoas, sempre se empenhando para estar à frente da sustentabilidade na sociedade por meio de nossas soluções e operações. Através de nossas marcas, que incluem a Electrolux, AEG, Anova, Frigidaire, Westinghouse e Zanussi, vendemos mais de 60 milhões de produtos para cozinhas domésticas e profissionais, em mais de 120 mercados, todos os anos. Em 2022, o Electrolux Group teve um faturamento de 135 bilhões de SEK e empregou 51 mil pessoas pelo mundo. No Brasil, a marca Electrolux está presente em 38 milhões de lares, incluindo a Continental, adquirida em 2017 para alavancar as operações do Grupo no País e apoiar o crescimento sustentável da companhia. Por meio da Continental, já conhecida e respeitada por milhões de famílias brasileiras, a estratégia é proporcionar aos consumidores uma vida descomplicada para que possam se dedicar às atividades com quem realmente importa. Para mais informações, acesse: https://www.electroluxgroup.com/.